Clique Retire e seu serviço de e-Box permite que o consumidor retire suas compras sem contato com entregador.

Publicado 17/08/2020

Clique Retire e seu serviço de e-Box permite que o consumidor retire suas compras sem contato com entregador.

Com a pandemia do novo coronavírus, o e-commerce deu um salto de crescimento, fazendo com que serviços de entrega e infraestrutura logística precisassem se adaptar rapidamente. Atrasos no envio, acentuados com o maior volume, e as constantes preocupações com o contágio do vírus durante a entrega, fizeram com que os terminais inteligentes de autoatendimento (smart lockers) se transformassem em uma solução interessante.

A demanda acelerada provocou um crescimento surpreendente de 101% de março a julho, em comparação aos quatro meses anteriores ao período nas máquinas da Clique Retire, precursora na operação de e-Box no Brasil. A rede precisou acelerar sua expansão em plena pandemia e, hoje, já conta com mais de 3 mil compartimentos nas estações do metrô do Rio de Janeiro e São Paulo, em postos de combustíveis da BR Distribuidora, shoppings e grandes condomínios.

A Clique Retire possui um formato máximo de gaveta para recebimento das encomendas. As dimensões da embalagem do produto devem ter até 34cm x 39cm x 47cm 

O locker, também chamado de e-Box em alusão à caixa postal eletrônica, permite que o comprador do e-commerce receba sua encomenda de forma conveniente, sem qualquer tipo de contato e risco de contágio com o entregador. Nessa modalidade, o usuário recebe um QR code em seu celular, e o usa para desbloquear a máquina e retirar seu pacote.

Os e-Boxes mais utilizados no Rio estão nas estações do metrô Central, Pavuna e Engenheiro Rubens Paiva. As máquinas nos postos BR próximas de comunidades ficam na Penha, na Rocinha e no entorno de Copacabana. Em São Paulo, as estações Pinheiros, Paulista e Santana concentram a maior quantidade de produtos retirados pelos consumidores. Já nos postos BR, o movimento é mesmo de motoristas que param para pegar seu produto e abastecem o carro, ou de quem precisa devolver um produto e prefere o e-Box a uma agência dos correios.

Para os shoppings, a Clique Retire desenvolveu planos especiais durante a pandemia para estimular a utilização pelos lojistas e auxiliá-los na retomada das vendas. A compra é feita por telefone, WhatsApp, site ou redes sociais dos lojistas e o cliente seleciona a opção Clique Retire para entrega do produto. O lojista recebe o pedido e abastece o e-Box com a mercadoria devidamente higienizada.

Em seguida, o cliente é avisado e utiliza o QR code recebido para desbloquear a gaveta e retirar a mercadoria. Os e-Boxes normalmente ficam na entrada ou em outra área de fácil acesso, assim o consumidor não precisa marcar hora e nem ter contato com ninguém. Grandes redes de shoppings já aderiram e estão em processo de implantação, como BrMalls, CCP Cyrela, UpTown, Teresópolis entre outros.

Clique Retire e seu serviço de e-Box permite que o consumidor retire suas compras sem contato com entregador.
e-Box Clique Retire em dos shoppings parceiros

“Como a entrega sem contato é uma solução eficaz para reduzir o contágio do coronavírus no setor, percebemos que os e-Box estão se tornando uma tendência entre os brasileiros muito mais rápido do que o previsto. Os clientes estão felizes e satisfeitos por poderem retirar suas compras de acordo com a sua disponibilidade de horário e mais protegidos”, afirma Gustavo Artuzo, diretor executivo da Clique Retire.

Outra modalidade de uso é quando o comércio eletrônico oferece a Clique Retire como uma opção de retirada para os seus clientes. Nesse caso, o processo é parecido, sendo que a escolha do e-Box é feita no carrinho de compras, e o cliente não paga nada a mais.

Para utilização por pessoas físicas e microempresários, o usuário deve se cadastrar no site da Clique Retire para obter seu endereço virtual de entrega e usufruir do serviço de e-Box. Os valores para utilização são de R$ 4,90 por uso, R$ 19,90 no plano mensal ou R$ 119 no plano anual. A Clique Retire possui um formato máximo de gaveta para recebimento das encomendas. As dimensões da embalagem do produto devem ter até 34cm x 39cm x 47cm.

Fonte: Infor channel


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