O e-commerce no Brasil já tem um histórico de mais de 25 anos, mas ainda tem muito espaço para crescimento quando consideramos seu todo o seu potencial. Normalmente, quando pensamos em e-commerce, nos referimos principalmente à venda de produtos em grandes sites, deixando de lado outros segmentos, como delivery de alimentos, passagens aéreas e venda de automóveis, devido à estrutura do mercado brasileiro.
Recentemente, o podcast “Mercado & Consumo” lançou um episódio especial em 07/09 que explora as tendências globais no setor de e-commerce. Este episódio reuniu influentes nomes do cenário de e-commerce, como William Tang, diretor de Operações do Grupo Alibaba, que compartilhou insights sobre oportunidades que já são comuns em outros países como a China, que têm potencial para serem bem-sucedidas no mercado brasileiro. William também destacou a necessidade de mudanças substanciais para alcançar um crescimento significativo, impactando os custos operacionais e os resultados positivos dos negócios.
Uma área que merece destaque é a logística, que apresenta oportunidades reais por meio de soluções inovadoras, como os “smartlockers” ou armários inteligentes. Esses dispositivos eletrônicos de armazenamento foram projetados para facilitar a entrega e coleta de itens de maneira conveniente e segura, muitas vezes sem a necessidade de interação humana direta. Os smartlockers têm aplicações em diversos contextos, incluindo e-commerce, logística, residências, empresas entre outros.
Na China, por exemplo, 40% das entregas são realizadas em smartlockers. Esses dispositivos têm um impacto direto nos custos do e-commerce, o que torna a redução de custos uma oportunidade atraente. Além disso, os smartlockers possibilitam modelos híbridos, onde os consumidores podem escolher onde retirar suas encomendas, seja em prédios corporativos, metrôs, shoppings e outros locais de grande circulação.
Oferecendo a opção de entrega por meio de smartlockers, cria-se densidade, tornando-os o principal endereço de entrega, que não está restrito à sua casa e permite retiradas em horários estendidos.
Atualmente, a Clique Retire, a maior operadora de smartlockers do país, atende grandes marcas do e-commerce e varejo, por meio de uma rede de smartlockers estrategicamente distribuídos, que operam em horários estendidos. Além disso, os smartlockers podem atender às necessidades de condomínios residenciais e comerciais, logística reversa (incluindo práticas ESG), armazenamento em grandes eventos, centros de convenções, rodoviárias, aeroportos e operações expressas de self-storage.
Os smartlockers simplificam a vida das pessoas, oferecendo comodidade e representando uma tendência promissora no mundo do e-commerce e da logística.
#smartlockers #cliqueretire #sustentabilidade #ESG #meioambiente #armariosinteligentes #armariointeligente #smartlocker #ecommerce #varejo #logistica #logística