Publicado 20/09/2021
As retiradas de pacotes fora de casa aumentarão drasticamente segundo a Last Mile Experts. Saiba como adaptar a estratégia de last mile de sua empresa.
Especialistas no setor de última milha para o e-commerce apontam, no abrangente relatório Out Of Home Delivery in Europe, da Last Mile Experts, que as vendas B2C com retirada de pacotes fora de casa vão aumentar por uma série de motivos. Vale relembrar que essa modalidade de entrega envolve o cliente no processo da última milha, ou seja, ele deve pegar seus pacotes sozinho. As instalações onde esse processo acontece devem ser facilmente acessíveis – perto da casa ou do local de trabalho.
O uso de e-Boxes, ou armários inteligentes, é uma das tecnologias Out Of Home (OOH) em expansão no mundo e não é para menos. As despesas logísticas mundiais passaram dos US$ 10 trilhões em 2020 – com 70% dessa despesa gastos com transporte, sendo que 40% do montante relacionados à última milha. Todos nós sabemos: ela é um ponto crítico em toda a cadeia de abastecimento, ainda mais depois da pandemia.
O relatório indica que, entre as tendências para o crescimento da logística OOH, estão:
– com a expansão de serviços de armários inteligentes, os pontos de retirada ficarão cada vez mais próximos dos consumidores e a conveniência é um convite para usar mais;
– os armários são uma opção viável e econômica tanto para o varejo, como para o consumidor, o que os torna uma boa solução para os novos desafios da logística nos grandes centros;
– os lockers representam um importante avanço do ponto de vista ecológico, ao concentrar várias dezenas de entregas, que seriam individuais, em apenas um ponto.
– o crescimento de serviços de entrega econômica e modelos de assinatura, e do comércio de itens de segunda mão contribuirão cada vez mais para o avanço da Out Of Home.
É muito bom quando podemos contar com dados bem fundamentados sobre essa logística da qual os smart lockers fazem parte. Dessa forma, podemos refletir melhor, por exemplo, sobre o avanço da cultura dos armários entre os brasileiros, visto que a aderência a essa tecnologia tem sido cada vez maior por aqui, segundo notícias veiculadas pela grande imprensa e mídias do ramo de logística desde que a pandemia começou.
A pesquisa da Last Mile mostra que em alguns mercados bastante desenvolvidos, como em países asiáticos, mais de 90% dos volumes estão despachados para retiradas fora de casa, neste momento atual em que estamos. De qualquer forma, a tendência é de que, no “novo normal”, as soluções OOH respondam por 40, até 60% do total de encomendas entregues, com variações de acordo com questões culturais e econômicas, logicamente. O futuro chegou rápido.
É claro que alguns segmentos ainda exigirão entregas em domicílio, como itens pesados e volumosos, serviços premium on demand e entregas de supermercados e mercearias. Estes dois últimos, porém, também contam com tecnologias mais eficientes e seguras, como as dos lockers em grandes condomínios (que já chegaram ao Brasil) e, em poucos anos, de armários refrigerados. O mercado OOH está se desenvolvendo tão rapidamente que, no momento em que escrevemos este artigo, as informações já podem ser outras.
Bom, quanto ao nosso presente mais atual, o relatório também reforça nossas certezas. Os clientes estão cada vez mais exigentes quando se trata de experiência de entrega e querem flexibilidade e controle. Eles realmente tendem a abandonar o carrinho se a opção de entrega que desejarem não estiver disponível. Dado o grande crescimento de volume do e-commerce, as opções OOH já são obrigatórias, concorda?
Além disso, o processo de devolução e troca pode ser determinante para o cliente voltar, ou não. Os armários inteligentes para a logística reversa se mostram novamente eficazes, para evitar prejuízos de toda ordem no varejo.
Enfim, há muitos e muitos dados numa apresentação de quase 90 páginas. Recomendo bastante a leitura. O download é gratuito.
Quer saber mais sobre a solução logística da Clique Retire para seu negócio? Clique aqui:
Gostou? Compartilhe nas suas redes sociais 🙂
[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]