logistica verde clique retire

Publicado 26/08/2021

A logística na sua empresa está preparada para o futuro? Entenda como a retirada de encomendas em e-Boxes passa a ser uma solução logística mais sustentável.

A sustentabilidade entrou na pauta de empresas de todos os setores ainda na década de 1970, com a primeira Conferência Ambiental da Organização das Nações Unidas e os acordos internacionais de preservação à natureza para reduzir a emissão dos gases do efeito estufa.

Se a abordagem tradicional de logística muitas vezes deixa a sustentabilidade ambiental de lado durante a tomada de decisões, a Logística Verde – cuja importância está na gestão da cadeia de suprimentos devido aos benefícios que traz para todos os aspectos de uma organização – se propõe a encontrar equilíbrio entre ecologia e economia. Como administrar isso? Por que incluir políticas de logística verde na empresa?

A logística verde refere-se ao conjunto de políticas e medidas sustentáveis ​​que visam reduzir o impacto ambiental causado pelas atividades desta área de negócio. Este conceito de logística afeta a configuração de processos, estruturas e sistemas ou equipamentos no transporte, a distribuição e o armazenamento de mercadorias. Ao implementar estratégias para reduzir o impacto ambiental, as empresas preservam também a saúde das pessoas.

Em termos de logística humanitária, encoraja os participantes a considerarem o impacto de suas ações no meio ambiente e coordenar atividades que tragam prejuízos menores. Isso inclui estar ciente de como as ações afetam a mudança climática, a poluição do ar, o desperdício, a degradação do solo, o ruído e os acidentes.

Benefícios da logística verde

A Logística Verde, Sustentável, ou Eco-Logística, pode fornecer benefícios para a eliminação adequada dos resíduos, incluindo produtos tóxicos e perigosos e considera todo o ciclo de vida de um produto: produção, distribuição, consumo e descarte.

Além de medir a pegada de carbono das operações logísticas para estabelecer um ponto de partida para considerar as medidas de sustentabilidade e controlar seus resultados, reduzir a poluição do ar, solo, água e sonora, analisando o impacto de cada área de logística, principalmente aquelas relacionadas ao transporte, são medidas para quem a adota.

e-Box (smart locker) Clique Retire - Metrô Rio de Janeiro
e-Box como ponto de retirada de compras e encomendas na Estação Saens Peña – Rio de Janeiro. Foto: Fernanda Vidoti.

Desafio

Hoje, o setor de logística não é conhecido por seu alto grau de sustentabilidade e enfrenta obstáculos na implementação de políticas ambientais, ao mesmo tempo. Entre os motivos, estão:

1. Dependência de combustíveis fósseis, especialmente nos transportes.
Soluções eficazes e economicamente viáveis ​​ainda precisam ser encontradas para diminuir a dependência de combustível do setor no transporte de mercadorias. Estimativas apontam que a consolidação de cargas na última milha, como por exemplo utilizando e-Boxes em rotas otimizadas pode provocar reduções de 94% em emissões de gases causadores de efeito estufa em cada entrega.

2. Impacto das entregas da última milha no tráfego urbano.
As entregas de e-commerce aumentaram o volume de veículos nas grandes cidades. Também por isso, as retiradas de encomendas em e-Boxes/armários inteligentes passam a ser uma solução logística que, além de rapidez, facilidade e baixo contato, é mais sustentável do que outras.

4. Empresas precisam investir.
Independente de as operações logísticas serem realizadas internamente ou terceirizadas, as taxas e margens apertadas nem sempre permitem investimento em infraestrutura, automação de processos ou equipamentos de manuseio mais eficientes.

5. Invisibilidade da logística para os consumidores.
Geralmente, a logística não é sustentável porque para o cliente ela é invisível.  É difícil aplicar políticas de logística verde quando o cliente exige, por exemplo, entregas 24 horas que impedem a consolidação de suas cargas ou o aproveitamento dos fluxos de transporte. Além disso, os custos logísticos muitas vezes não são discriminados em uma fatura ou são insignificantes. Isso diminui a relevância que têm e, portanto, reduzem as razões para um negócio investir em sua sustentabilidade ambiental.

Vale mencionar ainda que a forma como as empresas lidam com o meio ambiente e com o social é hoje importante fator para a escolha dos consumidores. Instituir logística verde, portanto, tem como consequência a melhora na reputação da marca, fechando um ciclo de benefícios, que, em longo prazo, aumentar a receita geral da organização.

Quer preparar seu negócio para uma logística mais verde? Conheça nossas soluções:

Clique aqui e confira em nosso mapa virtual de e-Boxes.


Gostou? Compartilhe nas suas redes sociais 🙂

Gostou? Compartilhe no LinkedIn8k
Gostou? Compartilhe no LinkedIn
Share
Gostou? Segue a gente no Instagram
547
Gostou? Se inscreva no YouTube118
Gostou? Se inscreva no YouTube
Gostou? Compartilhe no Twitter157

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *